20.10.09

Herbivore Man - (des) equilibrando a cadeia alimentar?

Eles são jovens japoneses entre 20-34 anos, héteros, que não correm atrás de mulheres - mas querem estar sempre bem vestidos e arrumados. Não têm pretensão de serem ricos, de acumular $ ou de atingirem um cargo máximo profissionalmente. Negam as expectativas que um típico macho-alfa buscaria realizar.

Acreditam que amizade com mulheres pode existir sem sexo.

Sexo que, aliás, é traduzido literalmente como "relacionamento na/pela carne" no Japão. São chamados de herbívoros por isso: menos interesse em sexo, menos interesse no carnal = herbívoros.

Dizem que, na verdade, essa sensibilidade (não confundir com fragilidade) e não voracidade é uma volta ao homem tradicional japonês - aquele descrito na literatura de antes da II Guerra. Foi só depois dela que a fama de japonês 'animal competitivo e sexual' se firmou, devido à competição com o Oriente e com o crescimento econômico de após.

Talvez reflexo de uma crise econômica recente, que deixou 5% da população sem emprego. Talvez só mais um nome para jovens desajustados ou tímidos demais para enfrentarem o ecossistema de presa e predador que sempre existou. Seja o que for, as japonesas deixam o instinto Darwinista de sobrevivência falar mais alto: preferem os carnívoros porque eles parecem mais resistentes e pró-ativos.



Reuters CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário