15.10.09

FauxPunk - No Future versão séc. XXI

Como proferiu Yann Arthus-Bertrand : é tarde demais para ser pessimista. Na verdade, mesmo que você queira fazer alguma coisa para tentar consertar o mundo, você será tomado por uma preguiça monstruosa. E até entendemos o motivo.

Nesse mundo hiper-individualista que vivemos, nem faz muito sentido se revoltar. Muito menos se unir a outros dissidentes, criando assim uma insurgência contra o sistema, contra a China, contra o aquecimento global ou Deus. Pra que, afinal? Quem vai reconhecer isso?

Essa preguiça, que é mais discurso que ação, mais revolta angustiada em cima da cama que revolução nas ruas, e mais opinião do que fatos é chamada FauxPunk. E leve em consideração que, esteticamente, o punk nunca morreu. Anarquia pode ser um valor interessante a ser usado nos próximos meses.

O caminho já está aberto, só falta ser trilhado:

Existe um buzz enorme em torno da primeira temporada da série Sons of Anarchy, e repercute no mundo todo:



De acordo com o blog Poltrona, Sons of Anarchy foi criada por Kurt Sutter (The Shield), e retrata um grupo de motociclistas que importa ilegalmente armas do grupo terrorista IRA (Exército Republicano Irlandês) para revender para mafiosos chineses e italianos, além de gangues formadas por latinos e africanos.

Baseada em Hamlet, de William Shakespeare, a série mostra o conflito de Jax Teller (Charlie Hunnam) com o padrasto Clay Morrow (Ron Perlman, de Hellboy), suspeito de matar seu pai em aliança com sua mãe, Gemma Teller Morrow (Katey Sagal, de Um Amor de Família).

Ou até mesmo a exposição Né Dans La Rue, da fundação Cartier:

Dizem que até vão a fundo na história dessa ferramenta da contracultura, antiacadêmica e visceral. Alçada ao status de arte contemporânea, é engolida pela Cartier, que a devolve como snacks para uma elite entediada, pois qualquer sinal de revolta e contestação foi sanitizado, minimizado e não provoca medo.

Para terminar, um forte indício de que o FauxPunk vai ser mais que tendência, e se tornará um estilo de vida, é no clipe que reúne 3 dos maiores popstar da música negra norteamericana: da música nova "Run This Town", junta-se a JayZ, o Kanye West e a Rihanna, numa mistura indigesta (e cafona pra caralho) de BladeRunner, MadMax e Warriors:



Todos os caminhos nos levam à anarquia: estética, ética, mental e espiritual. Só escolher e seguir adiante.

Inspirado em D.Planneur
:-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário