10.1.10

Movimento dos Sem Byte

Fazendas de servidores. O termo ainda desconhecido por alguns é nome de uma das práticas mais constantes pelas grandes empresas, principalmente aquelas que trabalham com grande volume de informação e dados.

São nada mais, nada menos, que conjuntos de centenas ou milhares de computadores ligados entre si para aumentar sua capacidade de processamento. Enfim, são enormes latifúndios da informação espalhados pelo mundo e que, como todo grande latifúndio, causam grandes impactos ambientais. A quantidade de energia necessária para manter estruturas assim é gigantesca (estima-se que o Google tenha uma despesa mensal de mais de 2 milhões de dólares em energia). Latifúndios também são vítimas daqueles que não têm o seu quinhão, movimentos sem êxito tanto quanto sem fundamento.

Será que logo mais estaremos cercados de neo-ambientalistas defendendo o retrocesso da evolução tecnológica em prol da conservação do nosso planeta ou a prática de invasão das fazendas de servidores por aqueles que não a têm?

Vou ficar pensando o resto do dia...

Texto inspirado (e pautado) nos comentários de Gustavo Mini, na coluna Minimalismo da Oi Fm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário