17.12.09

Meninos e Meninas

Inspirada pela obsessão de sua filha pela cor rosa, a artista plástica sul-coreana JeongMee Yoon vem fazendo desde 2005 o projeto The Pink and Blue Project. Nele, Yoon explora as preferências de cor das crianças e seus pais através de diferentes culturas e grupos étnicos, sondando a identidade de gênero como uma construção socializada.


Yoon revela que a preferência das meninas pelo rosa e meninos para o azul não só é universal e generalizada, mas principalmente alimentada pela publicidade e meios de comunicação, que difundem intencionalmente uma mensagem para segmentar nas crianças e nos pais gênero com suas respectivas cores.


A pesquisa histórica de Yoon revela alguns dados curiosos, indicando que nem sempre foi assim:

A cor rosa já foi associada com a masculinidade, considerada um vermelho suave, e tinha o poder como atributo dessa cor. Em 1914, um jornal americano,The Sunday Sentinel, aconselhou as mães a "utilização de rosa para o menino e azul para a menina, se você for uma seguidora dos bons costumes." A mudança de cor de rosa para as meninas e azul para os meninos que aconteceu primeiro na América. Noutros países somente após a Segunda Guerra Mundial.


A mudança aconteceu enquanto a onda do politicamente correto fincava raízes no século 20, e, num esforço para promover igualdade de gêneros, as cores foram trocadas: meninos - azul; meninas - rosa. Porém, essa reversão, intencional e explícita, não erradicou o preconceito. Pelo contrário, apenas fez preconceito mudar de cor.


Esse é o trabalho de Yoon, que ilustra essas expressões excessiva e culturalmente manipuladas de feminilidade e masculinidade.

Como nas palavras do psicólogo uruguaio Juan Carlos Kusnetzoff:

"Em geral a cultura do Ocidente nao tolera muito bem a ambiguidade, a falta de definição clara. Costumamos nos irritar diante de nuanças e exigimos, muitas vezes de forma peremptória, a distinção exata entre o que convencionalmente chamamos mulher. Na realidade a natureza só traz a anatomia e a fisiologia. Tudo mais é produto de cada cultura e de cada grupo social"

5 comentários:

  1. a primeira neusa é tao linda. que fofura!

    e gente, nao tinha me ligado na nova logo. linda!

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  2. O comentário extremamente feliz do psicólogo uruguaio explica praticamente tudo!!! Natureza e cultura são algo distintos... e muitas vezes transformados por uma ordem dita dos "bons modos"... hein?

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  3. a neusinha é linda mesmo :-) mas esse tanto de coisa rosa dá um certo enjoo. os meninos da mocóh mandaram muito bem na logo nova. adorei os cabelinhos da caveira.

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