27.11.09

...em tempos de Geyse.



Se no Brasil o caso da menina da Uniban causou comoção, blablablás, piadas e diversas entrevistas da vítima a toda sorte de programas televisivos, na Inglaterra um caso bastante parecido teve um desfecho bem pior. Porém a reação dos atingidos pela intolerância por lá foi a que se pode esperar de quem está, pelo menos, tentando melhorar um pouco o mundo.

Sophie Lancaster se vestia diferente dos demais. Alguns destes acharam que Sophie deveria morrer por isso. A chutes, junto com seu namorado, que sobreviveu ao ataque dos "normais" ofendidos pelas vestes góticas dos dois.

Diante de um quadro de intolerância que desafia a crença na evolução da nossa espécie, os pais de Sophie optaram pelo entendimento, pela educação e principalmente, optaram por não desistir dessa crença. Da fé de que o mundo pode sim, ser melhor.

A The Sophie Lancaster Foundation foi fundada por eles como forma de não deixar a perda sofrida cair no esquecimento ou esvaziada de sentido ou ter sido em vão. A ONG visa o esclarecimento da população em casos de ódio, abusos e qualquer tipo de violência gerada pela intolerância.

Agora, dois anos depois do ocorrido, eles pedem a nossa ajuda para divulgar a causa, arrecadar fundos e espalhar a causa pelo mundo.

A animação acima é um tributo criado pela Propaganda junto com a Illamasqua, a banda Portishead (que liberou os direiros de 'Roads'para a trilha) e Fursy Teyssier, artista francês pelo qual eu já me apaixonei pelos traços. O resultado é uma obra sensível sobre o caso e um recado simples, mas eficiente: ser diferente é normal.

Ah! Eles esperam chegar a um milhão de exibições no YouTube. Para ajudar, basta dar o play ali! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário