28.10.09

Energia humana

Iniciativas bem interessantes têm provado que, para devices e elementos tecnológicos menores, o corpo humano é uma excelente fonte de energia. Não apenas em termos sustentáveis ou ecológicos, mas intuímos que isso possa criar uma nova percepção sobre a relação que temos com nosso corpo.

Human Power



O calor do corpo humano está sendo aproveitado em um novo projeto de pós-graduação do aluno Martijn Dijkhuizen, da Eindhoven Design Academy. O projeto de Dijkhuizen, chamado de "poder humano", traz brinquedos termodinâmicos, que são alimentado pelo calor dos corpos das pessoas enquanto elas estão dormindo. O projeto, que se concentra na produção de energia naquilo que o designer chama de "cinética urbana", na verdade transforma o corpo humano em uma usina.

Fastronauts e Dynamo





Criados por Sara Paculdo, esses brinquedos capturam energia a partir da movimentação física das crianças. O interessante nos projetos da Sara é que esses brinquedos funcionam acoplados a outros, como bicicletas, skates, etc. Movimento gera movimento.

Seiko Thermic



Em 2008, a Seiko criou uma linha de relógios que dispensa baterias, e funciona com o calor do pulso de quem o usa.

Esses exemplos, embora alguns deles protótipos, dão idéias bem interessantes para um futuro mais limpo, ambientalmente consciente e com atitudes mais positivas e otimistas.

Um comentário:

  1. é menos um conceito viável de produto e mais arte com uma mensagem política, mas me lembrou da lâmpada que funciona com sangue:

    http://www.livescience.com/technology/091001-blood-lamp.html

    ResponderExcluir