20.4.09

Netbook


Em apenas um ano de existência, os netbooks abocanharam 7% do mercado. Até o final de 2009, serão 12% do total das vendas de computadores portáteis no mundo todo.

O que há por trás disso? Menos é mais, pois se não precisamos de tanta tecnologia assim, é por que não sabermos como utiliza-la ainda. O site Trendcentral traz o netbook como símbolo de um movimento anti-high tech.

Uma ínfima parcela dos usuários de laptops realmente utiliza todas as possibilidades de memória e velocidade de processadores. A grande e esmagadora maioria é composta por usuários médios. Alguns utilizam o netbook como um gadget auxiliar, que, pelo tamanho menor, simplifica a vida em viagens ou deslocamentos. Outros são usuários cuja necessidade computacional é muito simples, e não precisam de toda a pirotecnia dos laptops do mercado.

A tendência é que netbooks massifiquem rapidamente nos EUA, já que na Europa as pessoas cada vez mais trocam seus laptops por sua versão mini. Operadoras como AT&T e Verizon vão ajudar nesse processo, pois querem fazer o mesmo esquema do iPhone - descontos gigantescos no (já barato) hardware pelo plano de acesso mínimo de 2 anos.

Aliás, ainda no site trendcentral, são fortes os rumores que a Apple desenvolve protótipo de netbook touchscreen de 10 polegadas.

Um comentário:

  1. então.
    a tim, aqui no brasil, já tem promoção onde a pessoa contrata o plano e compra o netbook junto.

    e outra: essa história do netbook também tem muito a ver com aquela história do post anterior, sobre o google. com tudo na internet (ou nas nuvens, como é hype dizer) não é mais necessário grandes recursos e memória e disco rígido. condições de navegar já são suficientes.

    ResponderExcluir