20.3.09

Austeridade


A festa acabou e a ressaca começou. Em todas as economias ocidentais o fantasma da crise agora faz com que executivos e donas de casa tenham o mesmo tipo de preocupação: repensar suas atitudes em relação a carreira, status, valores e hábitos de compra. 

A boa e velha cultura do crédito, que permitiu a milhões de pessoas no mundo todo, inclusive no Brasil, a terem acesso a sonhos transformados em produtos acabou. Por ora, e sem previsão de volta.

Com o efeito dominó da economia, as pessoas começam a perceber que todas as coisas entendidas como certas e sólidas eram apenas efeito de realidade. Até mesmo aqueles que tem dinheiro em mãos começam a equacionar o valor daquilo que compram, pois afinal o zeitgeist é poupar.

O consumo de luxo ainda existe, mas torna-se discreto. Prada, Chanel, Hermès e Tiffany continuam vendendo, só que, agora, seus compradores olham mais racionalmente para os produtos, e buscam as opções mais discretas - menos logos que identifiquem a marca.

De acordo com a empresa de pesquisa americana Luxury Institute, isso se dá não por vergonha, mas por um senso de decência e solidariedade, pois ninguém está livre de tragédias financeiras causadas por demissões, falências ou moratórias.

Novos valores pessoais, morais e éticos também emergem a partir desse tsunami econômico. A rede de supermercado inglesa Tesco declara que, apesar de ver aumentado os casos de roubo de produtos nas lojas em 36% desde setembro de 2008, a mudança está no tipo de produto: comida, em especial comida infantil. Deus está em alta como pilar espiritual, substituindo a fé no emprego e carreira. Família e amigos começam a ser tornar prioridade, graças a busca por proteção e identidade devido às perdas recentes.

Será que um novo tipo de sociedade vai surgir depois da crise? Que tipo de sinal o consumidor e o mercado nos dá para entendermos onde está a inovação?

A gente gosta muito desse conceito de austeridade.

3 comentários:

  1. Ótimo blog, ótimos posts.

    Descobri agora e pretendo passar mais vezes e com calma para curtir.

    Bom questionamento o deste post.

    Abs,
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pelo comentário, Paula :-) Seja sempre super bem-vinda.

    ResponderExcluir