22.2.09

Paredes Paulistanas e o Fim da História do Brás


Acontece um fenômeno muito interessante em bairros mais antigos, próximos ao centro de Sampa. Em especial, no Brás. A antiga arquitetura working class das décadas de 30 e 40 é, aos poucos, substituída por medonhos prédios altos e estreitos. Todos são revestidos por horrorosas pastilhas de cerâmica que, além da homogeneidade, dá a impressão de estarmos em frente a banheiros.

Brás era um bairro com história. Hoje, reduzido a um labirinto desalmado sem arborização nenhuma, é apenas uma torre de babel puramente comercial, cujos habitantes, sem a menor sensibilidade estética, destroem as ruas do bairro, transformando-o quase em um banheiro a céu aberto.

Encontrei esse grafite ontem, numa das ruas da minha infância. Foi a primeira vez em anos que me senti bem por visitar meu antigo bairro. Apesar do humor e da beleza das duas obras, senti com tristeza que gato e o coelho me remetiam a uma Alice que entrou no buraco errado.

Queria que a prefeitura fizesse alguma coisa pelo valor histórico do Brás - e São Paulo, como um todo. E, principalmente, impedir que pessoas sem menor noção estética, de arquitetura e urbanismo, parem de transformar São Paulo em um lugar tão inabitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário